terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pesquisas

Oie!! Ficamos um tempo sem postar por questão das provas e trabalhos que tivemos ao longo desse quarto bimestre, mas enfim, estamos de volta!
Lá pelo dia 12 de Novembro, fomos fazer uma visitinha ao Uruguai, para expandir nossas idéias sustentáveis =P fizemos entrevistas e falamos em ESPANHOL com eles, foi muito legal, uma experiencia bem diferente mesmo... só foi uma pena que as perguntas que nós tinhamos elaborado sumiram... se foi falha nossa ou dos professores eu nao sei, mas o problema foi resolvido, tivemos que pegar as perguntas de outro grupo, o da Patricia, se eu nao me engano! (Obrigada gurias!)

Enfim, apartir das respostas que obtivemos, fizemos um gráfico comparativo entre o Brasil e o Uruguai. Essas perguntas foram utilizadas para o Brasil pois uma pessoa do nosso grupo nao pode visitar o Uruguai, e a tarefa para quem ficasse era entrevistar brasileiros :)
Porém, vale lembrar que foram 30 pessoas entrevistadas uruguaias e 10 pessoas brasileiras, dando no total de 40 pessoas!

A primeira pergunta era:
Quando você vai comprar um produto, você observa informações sobre origem ou impacto ambiental?
a) As vezes b) Nunca c) Sempre d) Não opino

O que pode ser analisado apartir do gráfico é que o número de pessoas que NUNCA observa essas informações, tanto no Brasil quanto no Uruguai são iguais (cinco pessoas). Nenhum brasileiro, dos dez entrevistados, SEMPRE observam essas informações, sendo assim, as outras cinco pessoas apenas observam AS VEZES, e no Uruguai, 15 pessoas observam as vezes. Dentre os uruguaios que sempre observam essas informações, estão 10 pessoas. Nenhum brasileiro marcou essa opção.

A segunda pergunta era:
Quando deixa de usar um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico, que destino lhe dá?
a) Lixo comum b) Coleta especial c) Qualquer lugar d) Nao sei


Photobucket
No Brasil, duas pessoas utilizam o lixo comum, e no Uruguai, 24 pessoas. Das dez pessoas brasileiras, cinco delas não sabem pra onde vai o seu próprio lixo, e no Uruguai, apenas uma pessoa marcou essa opção. Apenas cinco uruguaios e três brasileiros colocam o seu aparelho eletronico em uma coleta especial.

A terceira pergunta era:
Você faz alguma das opções abaixo para ajudar o meio ambiente?
a) separa o lixo b) economiza água c) economiza luz d) usa objetos recicláveis


Photobucket
No Uruguai, onze pessoas separam o lixo, e no Brasil, 6 pessoas; Das 30 pessoas entrevistadas no Uruguai, 23 economizam água e 21 economizam Luz. Já no Brasil, sete pessoas economizam água e 10 economizam luz; No resto, 3 brasileiros e 12 uruguaios utilizam objetos recicláveis.

A quarta pergunta era:
Você se informa se as empresas que vendem os produtos utilizam tecnologia verde?
a) As vezes b) Sempre c) Nunca d) Nao opino

Photobucket
De acordo com o gráfico, 7 brasileiros e 18 uruguaios NUNCA se informam sobre as empresas; apenas 7 uruguaios procuram SEMPRE se informar sobre esse assunto. Nenhum brasileiro; 5 uruguaios e 3 brasileiros se informam AS VEZES.

CONCLUSÕES:

1)
50% dos brasileiros as vezes
50% dos uruguaios as vezes

50% dos brasileiros nunca
17% dos uruguaios nunca

nenhum brasileiro sempre
33% dos uruguaios sempre

Os uruguaios procuram se informar sore essas informações com mais frequencia do que os brasileiros;

2)
20% brasileiros lixo comum
80% uruguaios lixo comum

30% brasileiros coleta especial
16% uruguaios coleta especial

50% brasileiros nao sabem
4% uruguaios nao sabem

O número de uruguaios que colocam os aparelhos eletronicos no lixo comum é maior do que no Brasil;
O número de brasileiros que coloca seu lixo na coleta especial é maior do que o número no Uruguai;
O número de brasileiros que nao sabem a que destino dao o seu lixo eletronico é maior do que o número de pessoas no Uruguai.

3)
11 pessoas no uruguai separam lixo
6 pessoas no brasil separam o lixo
para igualarmos esses numeros, se 6 brasileiros separam o lixo, 18 uruguaios, de 30 pessoas, deveriam separar. apenas 11 separam.

23 pessoas no uruguai economizam água
7 pessoas no brasil economizam água
para igualarmos esses números, se 7 brasileiros economizam água, 21 uruguaios, de 30 pessoas, deveriam economizar. 23 pessoas economizam.

21 pessoas no uruguai economizam luz
10 pessoas no brasil economizam luz
para igualarmos esses números, se 10 brasileiros economizam água, 30 uruguaios deveriam economizar também. 21 pessoas economizam.

21 pessoas no uruguai utilizam objetos recicláveis
3 pessoas no brasil utilizam objetos recicláveis
se 3 brasileiros utilizam objetos recicláveis, 9 uruguaios deveriam utilizar também. 21 pessoas utilizam!

O número de pessoas que separam o lixo é maior no Brasil do que no Uruguai;
O número de pessoas que economizam água é maior no Uruguai do que no Brasil;
O número de pessoas que economizam luz é maior no Brasil do que no Uruguai;
O número de pessoas que utilizam objetos recicláveis é maior no Uruguai do que no Brasil;

4)
17% uruguaios se informam as vezes
30% brasileiros se informam as vezes

22% dos uruguaios se informam sempre
0% brasileiros se informam sempre

61% dos uruguaios nunca se informam
70% dos brasileiros nunca se informam

O número de pessoas que se informam as vezes sobre se as empresas utilizam tecnologia verde é maior no Brasil do que no Uruguai;
O número de pessoas que se informam sempre sobre se as empresas utilizam tecnologia verde é maior no Uruguai do que no Brasil;
O número de pessoas que nunca se informam sobre se as empresas utilizam tecnologia verde é maior no Brasil do que no Uruguai;

Conclui-se que os uruguaios procuram se informar mais sobre a origem dos seus produtos e sobre se as empresas utilizam tecnologia verde do que os brasileiros. Porém, os brasileiros utilizam mais a coleta especial quando se trata de aparelhos eletronicos do que os uruguaios. Estes economizam mais água do que nós, e nós economizamos mais luz do que eles. Pelo que podemos conversar (e entender) com alguns uruguaios, eles nao tem essa separação de lixo. FOI O QUE ENTENDEMOS! Sempre que falávamos em coleta especial eles não entendiam, e uns até falaram que não utilizam muito isso no Uruguai. Se tiver essa coleta especial, não deve ser tão divulgado assim quanto é aqui no Brasil. Em compensação, os uruguaios utilizam mais objetos recicláveis do que nós! Eaí, ta na hora de utilizar a sacola ecológica, né?

Observamos algumas respostas de outros grupos, e nos parece que o Uruguai não tem muita propaganda e divulgação sobre a sustentabilidade, ajudar o meio ambiente e etc. Aqui no Brasil tem tanta propaganda, tantas ONGs, e mesmo assim os brasileiros não procuram se informar sobre a origem das coisas ou se isso fez mal ou não para o meio ambiente... Propaganda demais e pouca conscientização nessa parte!!

0 comentários:

Postar um comentário