quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Consumo Responsável

Nos dias de hoje, consumir, cada vez em maiores proporções, é sinônimo de felicidade. Impelidos pela necessidade de vender seus produtos, os fabricantes gastam grandes quantias de dinheiro com propaganda, para incutir esse conceito na população. Porém, o consumo irresponsável está colocando o planeta em risco.
Quando compramos algo sem nos preocuparmos como foi feito e o destino que terá depois de usado, estamos colaborando, sem nos darmos conta, para degradar o meio ambiente.
Essa situação, no entanto, tem que mudar, pois, ao contrário do que se pensou durante séculos, a Terra não é uma fonte de recursos inesgotáveis. Segundo os cientistas, se as coisas continuarem do jeito que estão, com seis bilhões de habitantes, o planeta poderá entrar em colapso! Você já pensou nisso?

Às vezes ajudar com pequenas coisas podem mudar grandes situações! Se cada um de nós fizermos a nossa parte, consumindo apenas o necessário e evitando o desperdício de combustível, água, eletricidade e alimentos, a situação pode mudar. Se, por exemplo, você precisar ir até um destino que fica a duas quadras da sua casa, procure utilizar uma bicicleta ao invés do carro. Além disso, devemos valorizar materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Da mesma forma, devemos ter cuidado com o lixo, evitando jogá-lo no chão. O melhor é não colocá-lo num mesmo recipiente, pois, quando separados, plástico, metal, papel e vidro podem ser entregues para o programa de coleta seletiva da cidade ou doados para catadores ou cooperativas. Quem mora em casa com quintal, também pode transformar o lixo orgânico em adubo. Faça sua parte!

0 comentários:

Postar um comentário