quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sacolas ecológicas!


Eai gente, tudo bem?
Ontem fui no Nacional do shopping Iguatemi. Alguém já viu aquele carrinho cheio de sacolas? Pra quem não viu, é um carro de supermercado com 880 sacos plásticos, se eu não me engano. Poisé, essa é a quantidade que a gente usa de sacola em UM ANO. Bom, eu não sei quantas pessoas existem no mundo exatamente, mas vamos supor umas 6 bilhões de pessoas. Agora multipliquem esse número por 880. Bastante, né?

E aí vai um pouquinho da história do saquinho plástico:

O novo material sintético reduziu os custos dos comerciantes e incrementou a sanha consumista da civilização moderna. Mas os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções. Feitos de resina sintética originadas do petróleo, esses sacos não são biodegradáveis e levam séculos para se decompor na natureza. No caso específico das sacolas de supermercado, por exemplo, a matéria-prima é o plástico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados em vazadouros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água - retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis - e dificultam a compactação dos detritos.

Agora que vocês já sabem do que esse saquinho é capaz de fazer, olha o que eu achei:

A SACOLA ECOLÓGICA DA C&A

A C&A entra na moda das ecobags e lança uma sacola sustentável, produzida em algodão ecologicamente correto.

Com o mote “A moda é respeitar o meio ambiente”, a rede de lojas pretende fazer a sua parte na preservação do meio-ambiente, reduzindo o consumo das sacolas plásticas, tão comuns no mercado.

A estampa tem tudo a ver com o tema ecologia e a bolsa mede 40cm x 40cm. A iniciativa soma-se a outras medidas ecológicas já adotadas pela empresa, como por exemplo a adoção de papel reciclado em todas as embalagens de presentes e no material de papelaria, a coleta seletiva e a utilização de dosadores de água e energia em toda as lojas.

A sacola sustentável custa R$ 9,90 e está à venda em todas as lojas do Brasil


(Fonte: http://www.dasmariasblog.com)

O bom é que essas novas sacolas ecológicas não existem só na C&A. Elas estão disponíveis nos supermercados, por um preço, é claro. Até acho que a do Nacional é mais barata, mas enfim.

Na Alemanha, quem não anda com sua própria sacola a tiracolo para levar as compras é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos. O preço é salgado: o equivalente a sessenta centavos a unidade.

Na Irlanda, desde 1997 paga-se um imposto de nove centavos de libra irlandesa por cada saco plástico. A criação da taxa fez multiplicar o número de irlandeses indo às compras com suas próprias sacolas de pano, de palha, e mochilas. Em toda a Grã-Bretanha, a rede de supermercados CO-OP mobilizou a atenção dos consumidores com uma campanha original e ecológica: todas as lojas da rede terão seus produtos embalados em sacos plásticos 100% biodegradáveis.

Aqui no Brasil eu ainda não vi muitas, mas se cada um começar a colaborar e a utilizar as sacolas ecológicas eu tenho certeza que ela vai se tornar tão conhecida a ponto das pessoas não utilizarem mais os saquinhos plásticos :)

5 comentários:

Econoeco disse...

È realmente incrível o número de sacolas "consumidas", ou seja, usadas, por dia. Outro dado impressionante é o tempo de decomposição. Não seria oportuno o Brasil implementar um sistema já utilizado em países europeus como a Alemanha, em que a pessoas pode devolver suas sacolas em troca de descontos e bônus? Fica a sugestão, e ótimo blog de vocês!

Matheus Lazzarotto disse...

Achei muito interessante vocês falarem sobre as sacolas ecológicas, pois, como vocês mesmo disseram, pode ajudar muito no meio-ambiente. Gostaria muito que vocês falassem como está esse assunto no Brasil, se as pessoas estão se conscientizando em usar as sacolas ecológicas, quais as campanhas que existem sobre isso, quais empresas participam, etc. Já que a resolução do problema ambiental começa por nós.

Equipe cuidados-ambientais CSI

Consumismo da Silva disse...

Obrigado pela sugestão Econoeco, nós também achamos que se o Brasil implementasse essa lei, as pessoas consumiriam menos sacolas plásticas :) Na verdade, teria mais sustentabilidade na hora da compra.

Consumismo da Silva disse...

Matheus Lazzarotto, ou Equipe cuidados-ambientais CSI. Desculpe, mas nós estamos sem tempo para fazer essas pesquisa :( mas seria interessante se nós tivéssemos essas informacoes. Uma pena :(

Pedro Leão disse...

Ficamos sabendo que a rede Wall-Mart, especialmente a rede Nacional, estava pagando R$o,30 por cada sacola plástica devolvida. Isso seria uma campanha publicitaria para apenas dizer que estão preucupados com o meio-ambiente? Ou se for de REver suas atitudes, porque ainda continuam a "empurrar" sacolas para os clientes! uma sacola de sabonete, uma de shampoo!

Postar um comentário